Página Inicial » Consórcio » Consórcio de apartamento: entenda o que é e como funciona

Consórcio de apartamento: entenda o que é e como funciona

Consórcio de apartamento é uma das formas de tornar o sonho da casa própria realidade. Que tal saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas?

Comprar um terreno para construir a casa própria ou comprá-la pronta é um sonho comum entre diversas pessoas.

Apesar disso, nem todos podemos comprar um imóvel à vista e, portanto, precisamos buscar por alternativas para tornar o sonho realidade.

É entre essas alternativas que está o consórcio de apartamento, modalidade que a pessoa passa a fazer parte de um grupo cuja finalidade é criar um financiamento coletivo destinado à compra de um bem que, neste caso, é um apartamento. 

Assim, com o pagamento mensal de todas as pessoas, a cada mês um dos integrantes é contemplado com a carta de crédito apartamento, documento necessário para a aquisição do imóvel. 

Então, se você está sonhando com um imóvel para chamar de lar e quer saber se consórcio apartamento vale a pena, chegou ao post certo. Reunimos informações que, com certeza, serão úteis! Boa leitura!

  • Veja mais detalhes de como funciona um consórcio
  • Consórcio de apartamento: conheça as vantagens 
  • Pesquise por empresas de confiança 
  • Transforme o sonho em realidade: consórcio apartamento vale a pena!

Veja mais detalhes de como funciona um consórcio

Antes de tudo é importante pontuar que, para fazer uma simulação de consórcio de imóveis, é necessário pesquisar por uma empresa administradora de consórcios. 

Depois de ter feito a simulação de consórcio de imóveis com a empresa escolhida e definir todos os pontos para que o consórcio para apartamento seja feito, o contrato é fechado. 

Como falamos no início do texto, o consórcio é realizado por meio de um grupo de pessoas que possuem o interesse comum de comprar um imóvel e que se organizam, por intermédio de uma empresa, para contribuir mensalmente com valores de parcela iguais. 

Com o pagamento mensal dessas parcelas que essas pessoas conseguem comprar pelo menos um imóvel à vista por mês, dependendo do tipo de consórcio. O valor do consórcio a ser pago mensalmente é definido de acordo com o valor do crédito. 

Para realizar a definição de qual solicitante ficará com o imóvel da vez, geralmente são realizados sorteios entre todos os membros do consórcio para apartamento, realizados pela empresa responsável. 

Além disso, também é responsabilidade de empresa realizar assembleias todo mês, nas quais são compartilhadas informações importantes e ocorrem a entrega da carta contemplada imóvel particular, documento necessário para aquisição do apartamento. 

Então, até o final do consórcio para apartamento todos os participantes serão contemplados com a carta de crédito apartamento ou carta contemplada imóvel particular, como também é chamada, tornando possível o sonho do imóvel próprio. 

Também existe a possibilidade do consorciado ofertar lances para conseguir antecipar a carta contemplada imóvel particular. Isso pode acontecer caso ele consiga um dinheiro inesperado, por exemplo. 

Dessa forma, ele consegue adquirir a carta de crédito apartamento mais rápido e, portanto, passa a ter seu imóvel sem ter que aguardar os sorteios. 

Conheça as taxas existentes

Uma das maiores características de um consórcio de apartamento é que a modalidade não apresenta juros, fato que colabora para fugir dos altos valores geralmente cobrados pelos financiamentos, por exemplo. 

Apesar disso, é importante pontuar que existem taxas que costumam ser impostas pelas empresas. Essas taxas, no entanto, são bem inferiores se comparadas à taxas bancárias.

Entre essas taxas está a taxa de administração, que é a remuneração da empresa de gestão do consórcio de apartamento e o fundo comum, valor que é empregado na compra do bem.

Além disso, também existe taxas de seguro, como os de quebra de garantia e a taxa de fundo de reserva, que visa a proteção do grupo caso aconteça de algum membro do consórcio ficar inadimplente. 

Consórcio de apartamento: conheça as vantagens 

Primeiramente, como o consórcio não se trata de pegar dinheiro emprestado, ele não tem juros, somente algumas taxas, que apresentamos para você no início desse texto. 

Certamente, o fato da modalidade não ter juros é um dos maiores pontos positivos dela. Mas também existem outras vantagens, que são: 

  • Poder de compra a vista. Apesar de pagar as parcelas mensalmente, o bem é pago à vista; 
  • Compra planejada;
  • Investimento em um bem próprio;
  • Possibilidade de antecipar a compra;
  • Atualização constante do valor do bem. 

Além disso, também deve-se levar em conta a flexibilidade que o consórcio para apartamento possui, pois este tipo de negócio possibilita ajustes de detalhes de acordo com a realidade do cliente.

Isto é, no momento de fechar o consórcio, pontos como a duração do contrato e o valor disponibilizado no final dele e se existirão ajustes ao longo do período referentes à inflação.

Pesquise por empresas de confiança 

Assim como em qualquer modalidade de pagamento, é preciso tomar cuidado e observar alguns pontos para evitar possíveis dores de cabeça com informações inesperadas. 

Para isso, algumas dicas são: 

  • Pesquise por referências da empresa administradora;
  • Preste atenção no valor das parcelas;
  • Leia atentamente cada cláusula do contrato;
  • Entenda como funcionam os prazos e lances.

Para isso, é importante que a empresa escolhida para o consórcio de apartamento forneça todo suporte necessário para que o consorciado feche o contrato com segurança e certeza em sua decisão. 

Prime Crédito

A Prime Crédito é uma empresa de crédito consignado séria e competente, que tem como missão tornar o sonho de seus clientes, realidade. 

Então, saiba que você não precisa juntar vários mil reais para realizar o desejo da casa própria! 

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo para conversarmos sobre as possibilidades de consórcio de apartamento e sanar todas as suas dúvidas, caso tenha ficado alguma. 

Transforme o sonho em realidade: consórcio apartamento vale a pena!

Neste conteúdo você conferiu que o sonho da casa própria não está muito distante, graças a possibilidade de realizar um consórcio de apartamento, modalidade de pagamento que possui boas vantagens. 

Também conferiu, em detalhes, como funciona um consórcio, indo desde o momento da simulação de consórcio de imóveis até o pagamento das parcelas e as taxas que podem compô-la. 

Além disso, aproveitamos para compartilhar pontos positivos importantes que um consórcio de apartamento possui, entre eles o poder de compra a vista e o investimento em um bem próprio, por exemplo. 

Por fim, demos algumas dicas para que você encontre uma empresa de confiança para dar início ao sonho do imóvel próprio e aproveitamos para nos apresentarmos. 

Se você estava em dúvida se consórcio apartamento vale a pena, esperamos ter te mostrando que sim, vale! 

Então, se você ficou interessado e deseja fazer uma simulação, entre em contato conosco! Será um prazer fazer parte desse grande sonho!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)